sexta-feira, 9 de maio de 2008

PAI NOSSO QUE ESTÁS EM TODO LUGAR...

Pai,
Penitente promitente quero (de)votar-te exclusiva dedicação:
nada tomará teu lugar em meu coração;
nem imagem de escultura, nem figura ou representação de qualquer criatura ou perversa estrutura receberá minha adoração; nem qualquer ocupação, ou sequer preocupação, terá maior atenção.

Prometo santificar o teu nome e não usá-lo em futilidade; prometo buscar a santidade, a cada dia satisfazer tua vontade, para que teu reino se realize e concretize em minha vida.

Prometo honrar minha família, para vivermos sem quizília¹ e desfrutar em santa paz o pão cotidiano que nos dás.

Perdoa as minhas dívidas, desculpa minhas dúvidas, aumenta-me a fé e o amor pra ser clemente ao devedor, e o meu zelo para fazê-lo quantas vezes preciso for.

Não me deixes cair em tentação; protege-me do círculo vicioso de ouvir a lorota do impiedoso, deter-me na rota dos pecadores, e sentar-me à roda com zombadores.

Ensinar-me a não prejulgar o próximo, não proferir fortes palavras de morte, nem agir como algoz ou juiz. Ao contrário de arbitrário, permite-me fazer por ele o máximo para que tenha vida longa e feliz.

Dá-me prazer do sexo conexo as eu contexto devido para eu não ficar de olho comprido e lascivo no flerte solerte, a pretexto da grama mais verde do outro lado da cerca.

Acerca da grana que engana, perdoa-me a gana e a ansiedade; dá-me o necessário suficiente pra viver com dignidade e acudir o mais carente; não demais, para que farto te renegue, nem de menos, para que sonegue ou que no furto alguém me pegue.

Perdoa minha omissão: fiz-me negligente e mudo ante a exploração dos sem-nada: cada pobre, órfão, viúva, estrangeiro. Requeiro, dá-me prontidão Para erguer a voz e me colocar em defesa dos desprovidos de tudo. Faze-me, contudo, moroso pra maldizer e fofocar...

Livra-me de ficar de olho grande nas pequenas coisas de alguém, ou cobiçoso das grandes, também.

Não peço redoma ou regalia, mas a tua companhia, todavia, em toda via.

Livra-me do mal de retribuir mal com mal. Ensina-me a amar, meus amigos e inimigos, e a exalar o teu aroma.

No pleroma² de tua luz, conduz meu caminhar imperfeito, brilhando cada vez mais até ser um dia perfeito.

Notas
1. Conflito de interesses; briga, rixa
2. Plenitude

Autor: Oséas Heckert.

Nenhum comentário: